Living by faith

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ E PAZ COM DEUS-JUSTIFICADOS, POIS, MEDIANTE A FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS POR MEIO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO;POR INTERMÉDIO DE QUEM OBTIVEMOS IGUALMENTE ACESSO, PELA FÉ, A ESTA GRAÇA NA QUAL ESTAMOS FIRMES;E GLORIAMO-NOS NA ESPERANÇA DA GLÓRIA DE DEUS. (Rm.5.1-2) NÃO HÁ ARRECADAÇÃO FINANCEIRA EM NOME DESTE BLOG. APÓS A LEITURA DOS ARTIGOS, APENAS EXPONHO O NÚMERO DAS CONTAS BANCÁRIAS DE AGÊNCIAS DE MISSÕES E MISSIONÁRIOS PARA QUE VOCÊ CONTRIBUA COM AMOR, SE ASSIM DESEJAR!

MISSIOLOGIA: VOCÊ SOFRE DE "INDÍSMO"?Fonte:BLOG MISSIOLOGIA Pr. Gustavo

VOCÊ SOFRE DE "INDÍSMO"?
Hoje, no Brasil, vivem 817 mil índios, cerca de 0,4% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010. Eles estão distribuídos entre 688 Terras Indígenas e algumas áreas urbanas.
As populações indígenas são vistas pela sociedade brasileira ora de forma preconceituosa, ora de forma idealizada.
Nas últimas décadas, o critério da auto-identificação étnica vem sendo o mais amplamente aceito pelos estudiosos da temática indígena.
No conceito antropológico o povo indígena é como: “aquela parcela da população brasileira que apresenta problemas de inadaptação à sociedade brasileira, motivados pela conservação de costumes, hábitos ou meras lealdades que a vinculam a uma tradição pré-colombiana, ou ainda mais amplamente: índio é todo o indivíduo reconhecido como membro por uma comunidade pré-colombiana que se identifica etnicamente diversa da nacional e é considerada indígena pela população brasileira com quem está em contato”.
Uma definição muito semelhante foi adotada pelo Estatuto do Índio (Lei nº. 6.001, de 19.12.1973), que norteou as relações do Estado brasileiro com as populações indígenas até a promulgação da Constituição de 1988.
Em suma, um grupo de pessoas pode ser considerado indígena ou não se estas pessoas se considerarem indígenas, ou se assim forem consideradas pela população que as cerca.Isto gera muita discussão ainda hoje.
O índio em solo brasileiro tem muitas nuances. É visto como um ser distanciado.
No entanto, índio é brasileiro, como eu e você. Tem o direito as benesses e a interferência no governo. O índio deve ter acessibilidade às coisas ligadas ao governo e também ser ouvido em todos os momentos decisórios de nosso país.
[Até porque os representantes políticos deveriam ter um plano de estado e não um plano de governo. Fala-se muito em plano de governo que objetiva o partido político e suas coligações, com seus respectivos interesses. Contudo, os governantes devem rever isto e começar a fazer um plano de estado. A nação brasileira é formada pelo povo, inclusive índios. O governo é nosso servo e, não o contrário].
Muitos veem os índios como selvagens. Há muito tempo cogitou-se que eram como animais. E ainda, discutiu-se bastante se os índios tinham almas ou não. Parece-me que muitos nas igrejas ditas evangélicas têm a mesma impressão até os dias atuais. Sendo que é um grande equívoco. Todos são criados à imagem e semelhança de Deus.
O índio brasileiro é Imago Dei. Índio é gente. Índio é um ser humano como eu e você.
Todavia, até quando sofreremos desse mal, chamado “indísmo” que nos impede de enxergá-los como de fato são?
A partir do momento que vermos como feitos a "imagem e semelhança" de Deus a nossa 'imagem' acerca dos índios certamente vai mudar.





Postado por Pr. Gustavo às 11:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS EM NOME DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!!!

O SEU COMENTÁRIO, É MUITO IMPORTANTE PARA APERFEIÇOAR ESTE BLOG...TINA DE JESUS - ERNESTINA P. REIS...

Postagens populares; Aqui você encontra as postagens mais lidas de cada mês, Seja bem vindo(a)

link-me: ajude-me divulgar trabalho de Missionários(as) e agências de Missões do Brasil e no Mundo